Minhas Artes

  • Acadêmica de Conservação e Restauro (UFPel)
  • pintura em tela e madeira
  • textos e poemas
  • tricô

Amo gatos!

Desmanchando os Dramas

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Tricô Irlandês


O Tricô Irlandês, como o nome já diz, é originário da Irlanda (na ilha de Aram), onde os pescadores teciam os pulôveres para os membros de sua família. As famílias diferenciavam entre si e identificadas conforme as malhas tecidas, como se fosse um uniforme ( baseado na revista 1500 pontos de tricô e crochê da Montricot 3871-edição139-A).

A história mais completa tu podes ler no link:


O Tricô Irlandês não é um ponto, mas uma combinação de motivos e pontos sobre um fundo de ponto tricô. É formado por uma tira larga central, ladeada simetricamente de motivos diferentes entre si e inversamente proporcionais.

Me criei numa família de tricoteiras. Tenho uma tia que fazia tricô irlandês de cabeça. Suponho ainda que ela criava pontos. Ela fazia uma misturança de tranças, triângulos, bolinhas, ondas que é uma " cosa de loco"! Resultado é que nenhum dos trabalhos dela ficava igual. Ainda por cima ela bordava flores e ramos... Esses elogios a ela é uma mistura de inveja e admiração. Minha tia ainda é viva, mas está muito doente e parou de vez com o tricô. Uma pena... Porém aprendi com ela o seguinte: a partir de quantos pontos tem sua receita, divida ao meio e distribua os motivos dum lado. O outro lado tem que ser um espelho deste primeiro. Ou seja se as tranças de um lado são para a direita, a do outro lado é para esquerda. Também deixe um espaço entre os motivos de no mínimo três pontos em tricô e faça o mesmo com o do outro lado. Herança divina: nunca copio receita de tricô irlandês. Faço um desenho e mando ver na matemática!
AQUI FAÇO REFERÊNCIA E REVEFÊNCIAS A MINHA MÃE, DONA MARLENE, E DUAS TIAS QUE EU AMO DE MONTÃO E ME ENSINARAM MOOOOOOOOOOOOITO SOBRE TRICÔ: TIA LANDA E TIA TERESINHA. ESSAS SÃO EXPERTS E UM DIA QUERO TRICOTAR COMO ELAS!

2 comentários:

Unknown disse...

agora que aprendi quero comentar tudo!!!!
o tricô irlandês é muuuito difícil pra mim!
mãos abençoadas que fazem essas tramas.
se e somente se eu conseguir , eu te conto...

BETH disse...

BOA TARDE3 NICA .TUDO BEM ESTOU SIMPLESMENTE MARAVILHADA COM SEUS ALBÚNS PICASA DE TRICÔ IRLANDÊS PENA QUE NÃO SEI COMO TRADUZIR NO COMPUTADOR.ME DIZ UMA COISA QUEM JÁ SABE FAZER PONTOS BÁSICOS TIPO O TRICÔ E O MEIA COMO EU ,FICA MUITO DIFÍCIL FAZER ESSAS MARAVILHAS NO TRICÔ IRLANDÊS?ESTOU TE PERGUNTANDO POIS PERCEBI SUA BOA VONTADE EM AJUDAR LÁ NA COMUNIDADE.E ESTOU APAIXONADA POR ESSA TÉCNICA. SE PUDER ME RESPONDER MEU EMAIL É :
bethkjv@gmail.com AGRADEÇO DESDE JÁ.