Minhas Artes

  • Acadêmica de Conservação e Restauro (UFPel)
  • pintura em tela e madeira
  • textos e poemas
  • tricô

Amo gatos!

Desmanchando os Dramas

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

18 dicas de introdução aos trabalhos trançados

  1. A barra 2X2, nos tramados, fica um acabamento mais bonito e mais fácil de acertar o início e os espaçamentos.
  2. Fundo: é todo o ponto t na frente do trabalho.
  3. Lista: são os pontos m do trabalho: podem ser cordas, tranças e correntes.
  4. Corda: é tudo o que parece enrolado, pode ter 1 lista ou mais.
  5. Trança: é uma trama de três ou mais listas tramadas.
  6. Corrente: são duas listas e formando algo parecido com o número 8.
  7. Ondas: a lista é sem tramas em formato ondulado, a lista não volta de repente.
  8. Zigue-zague: parecido com as ondas só q o retorno da lista volta de repente.
  9. Triângulos: Com duas linhas formando triângulos.
  10. Bolas: se faz com cinco aumentos no mesmo ponto numa carreira e na próxima carreira tece-os, na próxima tira os cinco junto.
  11. Cada trabalho tem sua própria tensão. Se tu não puxares muito o fio depois de algum uso, a lã se acomoda. Porém quanto mais larga é a lista, nas trocas de lugar, mais tensionado ficará o fio. E não adianta soltar mais o fio, pq vai ficar feio!
  12. Tu podes modificar os trabalhos como quiser, quando tu ficar “às” nas tranças. Observe, no entanto, que deve seguir um padrão. Comece cada trabalho com no máximo três modos de trama, pois assim fica mais fácil de acertar a terminação. Na medida que te sentires mais firme nos tramados, vá depois acrescentando mais tramas quando te sentires pronta, mas cuide para que o trabalho não fique poluído.
  13. Os espaços em t devem ser calculados conforme o trabalho mais largo e as distâncias devem ter no mínimo dois pontos de t.
  14. Os avessos, geralmente acompanham o ponto ( se m, faça m, se t, faça t).
  15. Para que a trama se faça correta cuide para q o número de carreiras seja sempre o mesmo ( altura da trama), e a troca de lado seja igual, salvo qdo a receita mandar fazer de outro jeito. Não se iluda, de longe se vê bem direitinho o erro. Se erraste, melhor desmanchar e refazer, antes que seja tarde.
  16. Algumas tramas se diferenciam somente pelo número de pontos e/ou número de carreiras, ou seja, uma corda de 2 listas, pode ser feita com 4p, 6p, 8p...e as trocas de lugar pode ser feita em 2carr,4carr, 6carr...Quanto menos pontos, menos carreiras tu podes fazer essas trocas; quanto mais pontos, mais carreiras tu deves fazer.
  17. Em geral, num trabalho com pontos trançados, existe sempre uma lista que divide os trançados mais difíceis. Esta lista pode ser também com pontos trançados, só que mais simples. Isso não é necessário, lógico, mas dá um “tchan” a mais, só que dificulta bem mais o trabalho.
  18. As tranças mais bonitas e mais difíceis devem ser feitas sempre no meio do trabalho.
    Num blusão tu deves ver o meio da receita, e trabalhar como espelho, ou seja, do lado esquerdo trabalhe as trocas para um lado, do lado direito para o outro.

Nenhum comentário: