Minhas Artes

  • Acadêmica de Conservação e Restauro (UFPel)
  • pintura em tela e madeira
  • textos e poemas
  • tricô

Amo gatos!

Desmanchando os Dramas

terça-feira, 29 de julho de 2008

segunda-feira, 28 de julho de 2008

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Montagem pontos

Para que não fique difícil de tricotar os pontos da primeira carreira coloque os pontos nas duas agulhas juntas.

Para aprender a iniciar seu tricô vá ao link do you tube, onde Vitótia Quintal, ensina na prática, a maneira mais fácil da montagem de pontos:

http://br.youtube.com/watch?v=5R-lch9r_tA

O entrelaçado.

Este ponto é também chamado de entrelac e de ponto treliça.
O ponto entrelaçado é meio chatinho de tricotar por que viramos o trabalho inúmeras vezes, mas vale a pena fazê-lo pelo efeito diferente que dá, parecido com cesta.
No you tube tem um vídeo que vale a pena conferir:
Observação: A receita que estou postando abaixo mostra o trabalho com 3 agulhas, mas não é necessário utilizá-las. O motivo de estarem ali é apenas para melhor visulialização dos triângulos iniciais. Também não é necessário agulhas auxiliares, faça o trabalho com 2 agulhas normalmente.



Caso ainda não tenhas compreendido como se faz o entrelac visualize o passo a passo de fotos no álbum do picasa:

http://picasaweb.google.com/tramas100dramas/Entrelac

Palas trabalhadas e atravessadas:

Para que possas raciocinar com clareza é preciso que observes um exemplo assim:

Corpo: O corpo e as mangas são normais até as primeiras diminuições (4-3-2-1). Reserve os pontos sem arrematar.

Pala costurada: Na pala normal que se faz de baixo para cima, temos que fazer diminuições regulares para que se faça um ajuste ao colo (peito). Não é possível seguir reto uma pala, a menos que se queira ousar p o decote ficar mais amplo, franzido ou volumoso. Na pala atravessada é a mesma coisa: precisamos de diminuições, que não podem ser nos finais das carreiras, com 1 ou 2 pontos, como fazemos comumente, por que está atravessada!!! O racicínio lógico seria fazer uma diminuição com vários pontos juntos, com espaços regulares ao longo de todo o comprimento. Só que neste caso temos uma transagem, diminuir pontos comprometeria o resultado do desenho da trança ou do intervalo. E como fazer isso sem arrematar pontos e, principalmente, sem aparecer?
Para que entendas melhor vou dar um exemplo hipotético: coloque 10 pontos na agulha, faça 3 carreiras inteiras, na 4ª tu vais até metade e volta, a 5, 6 e 7 são inteiras, a 8 é até a metade, 9, 10, 11 são inteiras, e assim por diante até terminar o comprimento. Isso vai dar a curvatura na amostra, não é?

Pois então! A pala atravessada e com transagem é a mesma coisa. No entanto, precisamos de mais de um ponto de diminuição por carreira ( ver foto bem abaixo). Só assim é que teremos uma curvatura que se ajuste ao peito mais precisamente. E, para que não apareçam, essas diminuições deverão ser feitas nos pontos laterais e bem juntos das tranças.

Cálculo de diminuições: Meça num blusão a largura que há entre as duas mangas (acima das cavas) e a largura do colo (peito). Faça uma amostra da lã 10x10 e apliquem regra de três simples.
Novamente um exemplo hipotético: Se tiveres 200 carreiras para compor toda a largura que há entre os braços, automaticamente a largura do colo será menor. Na diferença entre essas larguras estão as diminuições que deves fazer.
O comprimento da pala é a soma das mangas+ frente+costas.
A largura deve ser menor que a altura normal entre cavas e ombro, para que não atrapalhe a mobilidade do braço.

Acabamento: Retire todos os pontos de borda da pala e na primeira carreira faça diminuições regulares, já trabalhando como ponto de barra.

Costura: Deve ser em grafting acompanhando os pontos, tanto na fechadura (costas), quanto na união de mangas e corpo. No entanto, se a opção que se fizer for um casaco, em vez de blusão, coloque a abertura para frente.

Pala atravessada e sobreposta: Faça mangas, frente e corpo, com as primeiras diminuições normais. Costure e faça uma pala normal e lisa até o colo (peito), com as diminuições devidas. Reserve os pontos sem arrematar. Eles serão aproveitados para a costura.
Faça a pala atravessada, que deve ser um pouco mais larga que a acima descrita e costure uma na outra. A costura ficará por dentro do decote sem aparecer. O formato dessa sobreposição é semelhante a de uma ampulheta.

Acabamento: retire todos pontos de borda da pala e trabalhe em ponto de barra.

OBSERVAÇÃO: este trabalho não deve ser feito com fios e agulhas grossos.

Abaixo está a minha experiência com palas atravessadas. Mas olhe o “feioso” como uma cobaia, pois está na minha lista negra de desmanche. Não observes o pé que está esquerdo da foto, não sou boa fotógrafa.

Meus erros foram:

  1. Quis fazer uma gola justa ao pescoço, mas não fiz as diminuições da barra. Ficou parecido com a gola do Bozo ( risos).
  2. Não fiz as diminuições da cava. Me incomoda para mexer o braço.
  3. Usei uma agulha grossa. O peso do corpo puxa a pala. Aparecem as diminuições e tira um pouco do relevo das tranças.
  4. A largura da pala deveria ser menor. O correto seria a distância que está assinalada entre as manchas brancas maiores.
  5. As diminuições deveriam ser feitas bem ao lado das tranças.

O que acertei? (risos) O intervalo das diminuições (assinalados com pontinhos brancos). O formato ficou correto. Foram feitas diminuições regulares em duas alturas. As diminuições que estão mais próximas da cava estão em maior quantidade do que as que estão mais perto do decote.


quarta-feira, 23 de julho de 2008

terça-feira, 22 de julho de 2008

Alguns pontos de bordado em tricô

Na revista 1001 pontos existe alguns pontos de bordado em tricô que podem ajudar a ousar nessa arte.
Além destes existem os rococós, ponto atrás, ponto corrente, etc...
Para visualizar melhor as páginas da 1500 pontos expostas abaixo tu terás que fazer o download:

http://picasaweb.google.com/tramas100dramas/1001PontosParte2/photo#5225560427288829698

http://picasaweb.google.com/tramas100dramas/1001PontosParte2/photo#5225560490221820418

Tricôs Bordados

Essas peças de tricô foram feitos por uma tia minha, a tia Landa. Ela é uma das minhas “ídalas”. Além dela tenho minha mãe e tia Têka. Quando eu crescer, quero ter as mãos igualzinhas as delas.
Para quem se interessar pela maneira de fazer dessas peças tenho a tristeza de informar que só posso dar uma luz nos pontos de tricô. Tenho uma vaga noção de bordado, infelizmente! E bordar com tanta delicadeza não é para qualquer um.
Mas um dia ousarei... Ainda mais com esses exemplos tão lindos!
Alguns pontos de bordado em tricô estão exibidos no link:

Um dos trabalhos da tia está com a Dira Paes, a Solineusa, da "A Diarista". Quando estavam filmando "A Casa das Sete Mulheres", em Uruguaiana, a atriz viu minha prima com um casaco chiquérrimo num restaurante na cidade, então perguntou onde ela tinha comprado. Minha prima respondeu que foi a mãe dela que fez e a atriz pediu, pelo preço que fosse, que a tia fizesse um para ela.
A Tia Landa sempre tricotou só para si, para as filhas e netos, fez para a Dira Paes. A família toda a obrigou!(risos) Aliás, na minha família ninguém comercializa peças de tricô. E a Dira levou por um preço, quase de custo! E eu não tenho um!!!!!
A intenção de exibir essas peças é mostrar que o bordado e o tricô combinam muito bem, para quem gosta e sabe fazer, e, como diz minha amiga Arlete, para o bem da comunidade tricoteira.

Deliciem-se:














Costuras invisíveis

Costuras invisíveis e grafting são as mesmas coisas e são utilizadas principalmente nas costuras dos ombros dos blusões, nas laterais e na terminação da gola.

Visualize na imagem como proceder.





Estes achados foram partilhados na comunidade do Orkut Tricoteiras Solidárias e autorizados pela querida amiga Nádia Agostini:


segunda-feira, 21 de julho de 2008

Revista 1001 pontos


Coloquei a revista num álbum público do picasa. Ela ficou dividida em duas para fazer o download mais rápido.

As Golas

Este tópico foi idéia de minha amiga Arleti Trovati, das comunidades de tricô do orkut e é dedicado a ela.

Não te apavores quando chegar na gola do seu blusão, só tenha em mente que ela exige uma atenção especial, por mais que sejamos "experts".
Depois de escolher o modelo da gola - e existem vários: canoa, gola "V", redonda, torta, quadrada...-é preciso saber pegar os pontos para que não fiquem buracos indesejáveis que comprometeriam a terminação de seu trabalho.

Gola canoa: Não tem diminuições. O trabalho vai reto até o pescoço e as mangas são retas também. Neste caso, não há drama em pegar os pontos. Pegue todos, faça o ponto de barra e arremate.

Gola quadrada: é feita com arremates ou esperas, bem no meio do trabalho, tecendo reto somente os pontos do ombro até o final. A profundidade do decote é decida pelos ombros e pelas cavas. Se queres decote profundo, reserve os pontos mais perto das cavas, caso contrário, mais perto dos ombros.
Os pontos das laterais do decote são retirados de todas as bordas mais os pontos do peito. No entanto, alguns pontos das laterais terão que ser diminuídos logo na primeira carreira, e somente nela, do ponto de barra: teça 2, diminua 1, teça 2, diminua 1... Isso é feito para que não fique franzida esta parte da gola, principalmente se for larga.
Para que não fique buracos torça os pontos para tecê-los. Não todos, somente aqueles que estão nas laçadas largas. Faça isso até terminar a primeira carreira, já tecendo como barra, ou seja, se a diminuição cair como meia, diminua em meia; se for em tricô, diminua em tricô.
Cuide para que os pontos dos cantos da gola fiquem desta forma: 2m, 1t, 2m ou 2t,1m, 2t, no caso de barra 2x2. Na hora das diminuições ficará melhor de visualizar onde é o lugar correto, já que as diminuições serão feitas com 3 pontos juntos.

Gola “U”: proceda da mesma forma que a gola quadrada, fazendo uma só diminuição de 3 pontos juntos no canto, logo na primeira carreira. Nas outras carreiras subseqüentes não haverá diminuições.

Gola V: É feita com diminuições iguais e em todas as carreiras, deixando os pontos do ombro reservados. A quantidade de pontos (gola e ombro) depende da espessura do fio.
Neste caso, na hora que vais fazer as diminuições existem duas maneiras: ou tu deixas os últimos pontos das carreiras na agulha (reserva) ou tu os diminui depois dos pontos de borda. Não arremate-os, por que a boa terminação ficaria comprometida.
1.Se tu optares pelas reservas, logo na 1ª carreira dos pontos de barra, e somente nela, precisarás de algumas diminuições, caso contrário a gola ficará franzida. Teça 3 pontos e diminua 1, teça 3 pontos e diminua 1... Faça isso até terminar a primeira carreira, já tecendo como barra, ou seja se a diminuição cair como meia,diminua em meia; se for em tricô, diminua em tricô.
No meio diminua 3 pontos juntos em todas as carreiras ( isso formará o "V"). Aqui deves cuidar para seus pontos fiquem iguais dos dois lados. Se for barra 2x2 deve ficar assim: 2m,1t, 2m ou 2t, 1m,2t. Se for barra 1x1: deve ficar 1m,1t,1m ou 1t, 1m, 1t.
2.Se optares pelas diminuições tu deve pegar os pontos em todas as bordas e logo na primeira carreira, e só aqui, teça 4 pontos e diminua 1, pelo mesmo motivo acima: a gola não ficar franzida. Se tu tecer esses pontos normalmente pode ocorrer os "buracos", então torça-os. Cuide para que os lados da gola fiquem iguais e em todas as carreiras diminua 3, para formar o "V".

Gola Redonda: É feita justa ao pescoço, com diminuições decrescentes, ao longo de algumas carreiras, e deixando os pontos do ombro. Uma boa maneira de calcular onde começam essas diminuições é medir a distância entre a cava e o ombro, a ¾ de altura.
As diminuições em geral, são de 8, 6,4, 2, 1 pontos ao longo de 10 carreiras ( ida e volta), mas isso depende da espessura do fio e de como gostas da gola. Se o fio for grosso ou quiseres uma gola mais justa diminua a quantidade de pontos, caso contrário coloque mais pontos.
Como acontece na gola “V”, tu podes optar pelas reservas dessas diminuições, em vez de arremates. O benefício disso é que a gola fica mais elástica por que não há retenção de fio.
Depois destas diminuições siga reto até a altura do ombro.
Na busca de pontos para fazer a barra, tanto nas reservas, quanto nos arremates insira um ponto entre uma diminuição e outra (ponto de volta de carreira). Isso não deixa buracos na gola.
Nas laterais que se formaram a partir da altura do ombro, pegue os pontos grandes.
Na hora de tecer a barra, os pontos que serão torcidos, serão os das laterais e os que foram inseridos entre as diminuições.
Para obter um perfeito acabamento de golas redondas visite o link da gola elástica, que é um acabamento em grafting (costura invisível) em vez de arremate:
http://picasaweb.google.com/tramas100dramas/TramasSemDramas

Se tiveres dúvidas sobre quantidade de pontos visite o link de cálculos:

http://tramas100dramas.blogspot.com/2008/07/o-porqu-e-como-fazer-amostras-de-tric.html

A partir dessas noções básicas tu podes inventar golas diferentes.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Vestido do vídeo show

Olhei o vestido e babei! Terei que fazer um para mim!
Simples! Rápido! Bom gosto! Genial!
Entrei na página do vídeo show, mas não há fotos lá. Só um vídeo.
Cor cinza chumbo. A lã deve ter uma caída e não ser muito grossa para não ficar muito armado. Deve levar mais ou menos 600g de lã. Não é difícil de fazer, pois são pontos simples.
Não há barras. No lugar das barras é uma bainha. Eu colocaria nas bainhas dos punhos e embaixo um elástico roletê, que é para ajudar a não ceder com o uso. E na gola é um cordão.
Comece pelas costas e depois faça a frente, que são iguais. Faça as bainhas primeiro que devem ser ajustadas nas pernas, mas que dê mobilidade. Por exemplo: para meu tamanho (42) coloco num blusão comum, que fica em torno dos quadriz, em torno de 95 pontos ( lã família). Para este vestido eu iniciaria com 87 pontos ( fazendo com agulha 4,5). Mas eu não usaria a lã família. usaria uma mais fina. A lã deve ser simples.
Quando terminar a bainha aumente logo no início uns 48 pontos, distribuídos em distâncias iguais. Já comece ai as listas formadas por 10 pontos tricô, 2 meias, 10 pontos tricô. Na volta faça 1 meia, 8 tricôs, 1 meia, 2 tricôs, 1 meia, 8 tricôs. Ou seja nos entremeios do lado direito, ficará o ponto santa clara divididos por listas de meia, e estes dois separados por pontos tricôs. Siga reto até o peito. Deixe na segurança para tricô.
Faça as mangas da mesma maneira. Punho justo, bainha e depois da bainha aumente uns 10 ou 15 pontos logo em seguida. Faça aumentos de carreiras e carreiras como se fosse fazer uma manga normal. As listas são formadas da mesma maneira que o corpo. E forme novas listas a media que os aumentos deixam.
Tudo isso é colocado junto na agulha para fazer a pala na ordem, manga, costas, frente, manga. Quem sabe usar agulha circular é um bom momento para usá-la, porque daí não fica costura. Existe uma lista de tricô na primeira carreira e é onde tu vais fazer algumas diminuições para ajustar mais ao peito e busto. Faça duas carreiras em meia e outra mais em tricô ( lado direito). Nesta última faça outras diminuições.Faça gola redonda posicionando-a bem no meio da frente.
E faça a terminação da gola em bainha.
Show!



Sou brasileira e não desisto nunca!

Verso


Frente


Este ponto eu tirei em homenagem a Milena da comunidade “Receitas de Tricô e Crochê”. Ela pediu ajuda para tirar a amostra e eu me ofereci, achando que era fácil. Olhei a foto, achei barbada! Olhei o gráfico: barbada!
Agulhas na mão e fui tricotar... Gente! Levei 5 dias para resolver o mistério.
Lembram quando eu falei no tópico “O porquê e como fazer amostras em tricô”, http://tramas100dramas.blogspot.com/2008/07/o-porqu-e-como-fazer-amostras-de-tric.html , que tricô é também lógica? E quantas lógicas usei!!!!
Depois de pronto me dei conta de como é simples, mas o gráfico realmente está errado na página e na revista da Pingouin:
http://www.pingouin.com.br/receitas/receitas3.php?gRecOutrasIdInt=287&gReceitaIdInt=37)
Faltam dois pontos e duas carreiras... Daí, só colocando a lógica para funcionar, mesmo.

Antes da receita, algumas observações importantes:
A receita tem lado na frente, ou seja, quando tu tricotar como está aqui ele vai te dar um resultado: o lado esquerdo do peito. Para obter o lado direito terás que tirar os dois primeiros pontos e inserir no final. Para fazer as costas terás que, além dos dois primeiros pontos, colocar mais dois pontos no final.
A receita é uma trança sem relevo e com base em ponto de barra 1x1.
Os aumentos sempre são trabalhados em malha (meia), agulha inserida da carreira de baixo em posição de malha e o ponto que está na agulha é malha (meia) também( já estão inseridos na receita).
Não coloque pontos de barra no trabalho. A terminação de baixo já está na receita: são as 9 primeiras carreiras.
A quantidade que está contida dentro de parênteses vale para o que está antes e entre ponto e vírgulas.
Conferi “zilhões” de vezes, mas, como ninguém é perfeito, posso ter errado na digitação, afinal eu vi esses “m” e “t” 400 mil vezes. Aliás o tirar a receita foi divertido (adoro desafios). Ruim foi digitar!!!!!!!!

A Milena fica me devendo a foto da blusa dela pronta para eu postar aqui, para todas as amigas verem pronto!

Vamos à receita: ponto divisível por 16 + 1. Amostra: 38 pontos.

1ªcarr: *11t;1m,1t(3x);1m*;1t
2ªcarr:Acompanhe os pontos da carreira baixo.
3ªcarr:*8 t;3pjt;1m,1t(3x);1m;1aumm*;1t
4ªcarr:2m;*1aumt;1m,1t(4x);9m*
5ªcarr:*6t;3pjt;1m,1t(3x);1m;1aumm;1t,1m*;2t
6ªcarr:2m;*1t,1m;1aumt;1m,1t(4x);7m*
7ªcarr:*4t;3pjt;1m,1t(3x);1m;1aumm;1t,1m(2x)*;2t
8ªcarr:2m;*1t, 1m(2x);1aumt;1m,1t(4x);5m*
9ªcarr:*2t;3pjt;1m,1t(3x);1m;1aumm;1t,1m(3x);*2t
10ªcarr:2m;*1m,1t(3x);1aumt;1m,1t(4x);3m *
11ªcarr:*3t;1m,1t(3x);1m;3pjt;1m;1t(2x);1m;1aumm*;2t
12ªcarr:2m;*1aumt;1m,1t(7x);3m *
13ªcarr:*3t;1m,1t(2x);1m;3pjt;1m,1t(2x);1m;1aumm;1t;1m*2t
14ªcarr:2m*1m,1t;1aumt;1m,1t(6x);3m*
15ªcarr:*3t;1m;1t;1m;3pjt;1m,1t(2x);1m;1aumm;1m;1t(2x)*;2t
16ªcarr:2m;*1t;1m(2x);1aumt;1m,1t(5x);3m*
17ªcarr:*3t;1m;3pjt;1m,1t(2x);1m;1aumm;1t,1m(3x)*;2t
18ªcarr:2m;*1t,1m(3x);1aumt;1m,1t(4x);3m*
19ªcarr:*2t;3pjt:1m,1t(2x);1m;1aumm;1t,1m(4x);*2t
20ªcarr:2m;*1t,1m(4x);1aumt;1m,1t(3x);3m*
21ªcarr:voltar 11ª carreira.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Troca de natal

Estou fazendo parte da "Troca de Natal" que a Claudia Regina está promovendo.
A incrição é no blog dela:
http://crjacob46.blogspot.com/
Regras:
Prazo de inscrição: 31/07/2008
Sorteio dos pares: 01/08/2008
Data para postagem: 01/12/2008
O que iremos trocar:
* 2 trabalhos feito por nós com o tema Natal
* 1 cartão de Natal para colocarmos em nossas árvores
* 3 materiais (ou mais) que sua parceira use
* 1 enfeite para árvore (bola, sininho, anjinho, botinha...) para que nossa parceira se lembre de nós.
* 1 revista de artesanato
* 1 presentinho surpresa para sua parceira
* guloseimas para adoçar nosso Natal
Regras:
* Anunciar no seu blog a Troquinha
* Deixar uma ms no post da Troquinha e mandar um email confirmando crj.nunes@uol.com.br
* Não esqueça de deixar o nome do blog e o email
* Para todas que participarem, no final farei um sorteio e a sorteada vai ganhar uma presentinho surpresa que eu mesma farei.* não se preocupem, farei o sorteio respeitando o país de cada uma.

O poema "O Melhor de mim" é de todas!

Gurias...
Algumas amigas das comunidades de tricô e crochê do orkut estão me pedindo autorização para copiar o poema abaixo do meu perfil.
Noooooooooosa ...fico lisongeadíssima com esse sucesso!
Mas não precisam de autorização: ELE É DE TODAS!
Como disse para a Ana, tenho certeza que todas nós sentimos que nossos pontos contam histórias... e que histórias, hein?!
Só não esqueçam de colocar a autoria, por favor.
A Ana tem dois blogs recheadíssimos de receitas! Os dois estão na minha lista de blogs. Passem lá e babem!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Bolero azul de verão

Este fio é meio chatinho de tecer, mas fica lindo! É o fio mosaico, da Qualifios.
Material:
Agulhas de tricô nº4.
4 novelos do fio Mosaico, da Qualifios.
Agulha de tapeçaria para a costura.
Receita:
Coloque na agulha 60p, teça-os em ponto meia ( direito m, avesso t) e reto por 10cm. Quando atingir esta altura, aumente de cada lado 20p e teça todos os pontos, em ponto meia e reto, por 40cm. Quando atingir esta altura diminua 20p de cada lado e teça, reto e ponto meia, mais 10cm e arremate. Costure as laterais. Pegue os pontos em toda a volta da peça e teça em ponto meia e reto por uns 20cm ( depende de quanto tu queres de frente e gola). Arremate.
Não coloquei botão. Fecho o bolero com um broche.

Blusa salmão de verão

Esta blusa é feita em ponto fantasia no fio ibiza, da Pingouin, agulhas nº3. O decote não parece, mas é canoa de braço á braço. Para não cair fiz uma terminação com elástico rabo-de-rato.
O fio é lindo e valoriza o trabalho, mas "pinica" um pouco...
A receita do ponto fantasia esta abaixo da foto.

Blusa laranja

Blusa feita com o fio Anne, agulhas nº3, ponto fantasia, decote em "v".
Não repares, mas está bem "surrada" , pois eu adoro usar ela!

Blusa meia estação

Esta blusa é feita com o fio Bella, da Pingouin, agulhas nº3, em ponto fantasia, gola canoa e mangas retas.

Blusa branca em ponto fantasia

Nesta blusa usei o fio Bella, da Pingouin, agulhas nº3. Cavas e decote quadrados.
Ótima para ir à praia do Laranjal, em Pelotas!

Blusa de verão

Este fio eu comprei numa "promô", nas férias de verão em Caiobá. Tem lantejoulas na composição, costas com decote profundo, tiras cruzadas, sobreposição para não ficar transparente e terminação em crochê.
Abaixo a estréia dele na formatura do meu filho mais velho no 2º grau e após na balada, com meu maridão! A festa estava ótima!


Mini blusa de meia estação

Esta mini blusa foi feita com o fio Bruma, Fios Línea Itália, agulhas nº3. A terminação é feita em crochê. O ponto é barra 4x4. Simples.

Blusa de verão

Fios diferentes pedem coisas simples. O fio é Caprice, da Qualifios, agulhas nº4.
Ponto meia, barra só no decote redondo, frente e costas.
Este fio encontrei numa "promô" em Caiobá, nas férias de verão. Parece uma fitinha.
Tricoteira viciada nem nas férias descansa! Não leva agulhas, mas compra fios...
Cheguei em casa e "mandei bala" no tilintintim das agulhas! Fiz em dois dias...hahahah...É a síndrome de abstinência!

Mini vestido para meia estação.

Olha o verde-água ai de novo... geeeeeeeeeenti!
Este mini vestido é feito com a Bella, da Pingouin, agulhas nº3. Ele é larguinho como manda a moda hoje em dia. O ponto não é o ponto arroz. É o avesso do ponto inglês que eu adoro!
Algumas tricoteiras dizem que este ponto é o ponto inglês , outras dizem que é o ponto inglês simulado...Simulado ou não, ele é lindo de ambos os lados e... simples!
OBS: usei o que está em vermelho.

Ponto Inglês(divisível por 2):
1ªcarr: ponto de barra 1x1
2ªcarr e todas as outras: 1m, 1 ponto duplo em t

Foto:
http://picasaweb.google.com.br/tramas100dramas/1001PontosParte1#5225563170847526658

Ponto Inglês Simulado(divisível por 2):
1ª carr: ponto de barra 1x1
2ªcarr e todas a pares:1m, 1 ponto duplo em t
3ªcarr e todas as ímpares: todos os pontos em t.

Ponto duplo: em vez de tirar o ponto normal, tu insere a agulha na carreira de baixo, dá a laçada, tira o novo ponto e solta. Dá para fazer tanto em m, como em t, o efeito é o mesmo. Mas neste caso, para dar certo nosso ponto inglês simulado, usamos o ponto duplo em t.

Foto:
http://picasaweb.google.com.br/tramas100dramas/1001PontosParte1#5225562842532270610

Legging curta, tamancão e pronta para a arrasar!

Poncho misturado

Aqui novamente lã da argentina. Mas, dessa vez não faltou lã não. Ele é feito atravessado, agulhas nº8, pois a lã é muito grossa.
Eu misturei uma linha princesinha baby no fio . A mandala é feita somente com a princesinha baby, em crochê.
A melhor maneira para postar como se faz este poncho é num esquema, que está abaixo da foto. O poncho é um quadrado com ponto malha: meia no direito e tricô no avesso.
Coloque na agulha os 78 pontos, faça 26 carreiras. Na 27ª faça por 26 carreiras os 26 primeiros pontos, deixe em espera numa segurança de tricô. Arremate os 26 pontos do meio.Depois, faça os últimos 26 pontos, por 26 carreiras. Na 53ª carreira, introduza os 26 pontos do meio, para formar os 78 pontos iniciais e faça por mais 26 carreiras.
Para a gola introduza os pontos arrematados e o mesmo número nas laterias das carreiras. Faça com que a gola em "V" fique para a frente. Para os lados e costas faça arredondado. Ponto barra 2x2, por 8 carr.
A terminação é em crochê: 6 correntinhas, 6 correntinhas...por duas carreiras sendo que a última tem biquinho.
Coloque no peito uma mandala de crochê.