Minhas Artes

  • Acadêmica de Conservação e Restauro (UFPel)
  • pintura em tela e madeira
  • textos e poemas
  • tricô

Amo gatos!

Desmanchando os Dramas

quinta-feira, 26 de março de 2009

Ponto para Sirley


Num dia desses, abro meus e-mails e vejo que a caixa de spans estava cheia e, como sempre, confiro os assuntos das mensagens antes de deletar tudo. Havia entre os spans um e-mail com a foto acima e um pedido da receita do ponto da pala do casaquinho de bebê. Eu não sabia, mas achei fácil de tirar no olhômetro.

Iniciei segunda-feira(23/03/2009) as tentativas de fazer o "simplesinho", esgotando as possibilidades de parecência e dedução (e minha paciência!) no dia de ontem(26/04/2009), quando escrevi este post, conseguindo no máximo algo parecido com a foto que me foi enviada. Destas inúmeras tentativas ficou um pontinho bem interessante, e a receita dele está no final deste post, vou chamá-lo de Ponto X.

Sabia, no entanto, que a receita do Ponto X não era a correta. E, como adoro quebra-cabeças de tricô, fui a procura na web e nas comus, além é claro de observar a foto até a exaustão!

Logo recebi a resposta de minha amiga Eliana, minha salvadora! Foi ela que me deu a luz no fim do túnel: era o casaquinho 5h, me disse ela, em recado no orkut. Procurei no nosso amigo "google" e me deu o retorno "Baby Jiffy Knit Sweater" a receita só em inglês...Botei no tradutor: decepção! O tradutor sabe menos "ingrêis" que eu...Me fui ao glossário das Tricoteiras e botei a "cachola" para funcionar... Sem sucesso. Várias e várias tentativas mal sucedidas. Não era possível ser derrotada por uma lã e duas agulhas! Me recuso a desistir!

Voltei ao google e pesquisei imagens. O retorno foi uma surpresa: a foto que me foi enviada num blog chamado Tricotando por Acaso. Postei hoje(27/04/2009) um comentário a dona do blog pedindo encarecidamente a receita, mas voltei a fazer amostras e amostras... Fazia, desmanchava...faltava algo na "meia" tradução da receita ou eu não sabia interpretá-la.

Uma observação importante que eu soube com a tradução do google é que o casaquinho 5h é iniciado pela gola, então o ponto, na foto está de cima para baixo. Para raciocinar corretamente, devemos girar imaginariamente o ponto. E, então, com esse pensamento...EUREKA! Descobri! Descobri o padrão do ponto e posto aqui com todo carinho para a Sirley e para Márcia, amigas orkuteiras.

Tradução da Liza da Receita do Casaquinho 5h.

Este é o resultado que consegui:



As fotos não estão muito boas, não revelam o relevo como deveria e estão tiradas pelo lado correto (baixo para cima).

Amostra com ponto divisível por 2+as bordas, 12p, lã Família, agulhas nº4.

Legenda:

m: malha
t: tricô
pjm: ponto junto em malha
* a *: repetição
pb: ponto de borda

Receita correta:

1ªcarr: toda em m ( direito do trabalho)
2ªcarr:toda em m (avesso)
3ªcarr: 1pb;2pjm até o final da carreira;1pb (direito)
4ªcarr:1pb;*1t, puxar 1p abaixo da linha horizontal que une os 2 pontos que estão um na agulha esquerda e outro na agulha direita e tricotá-lo em t*; 1pb( avesso)
5ªcarr: reiniciar na 1ªcarr.

OBS: O PONTO PUXADO É O SEGREDO DO PONTO. ELE É BUSCADO NA 2ª CARR, QUE É EM TRICÔ, NO LADO DIREITO DO TRABALHO (AVESSO EM M), DEIXANDO O FIO QUE UNE OS PONTOS NA 3ªCARR PARA SER VISUALIZADO NO LADO DIREITO DO TRABALHO. É ELE TAMBÉM QUE RECOLOCA OS PONTOS DIMINUIDOS NA 3ªCARR, ENTÃO, CUIDE PARA QUE A SUA AMOSTRA MANTENHA O MESMO NÚMERO DE PONTOS SEMPRE, COM EXCEÇÃO DA 4ª CARR ONDE O NÚMERO DE PONTOS CAI PARA QUASE A METADE DA QUANTIDADE INICIAL.

Amostra do Ponto X:

Lã Família da Pingouin. Agulha nº4,5 e 11 pontos.


Legenda:

m: malha
pdt:ponto duplo tricô
pdm:ponto duplo malha
fa: fio para trás
ff: fio para frente
psfm: ponto sem fazer em malha
*a*: repetição

Receita do ponto x:

1ªcarr: toda t
carr:toda m
3ªcarr: *1t; 1pdt*1t
4ªcarr: *1m;1t;*1m
5ªcarr: 1t;*1t;fa,1psfm,ff;*2t
6ªcarr: 1m;*1m;1pdm;*2m

OBS: poderá voltar a 1ª ou 3ª carr, depende da distância que se quer entre os motivos.

Aguardo a resposta da Vicky para a correção do ponto. Se houver alguma diferença postarei novamente.

Um comentário:

Gislaine Soares disse...

amei Lindo , otimo dia. Beijinhos estou ti seguindo para sempe vim te ver.