Minhas Artes

  • Acadêmica de Conservação e Restauro (UFPel)
  • pintura em tela e madeira
  • textos e poemas
  • tricô

Amo gatos!

Desmanchando os Dramas

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Meu modo de colocar zíper

Lembram da pesquisa que fizemos o ano passado sobre colocação de zíper?

Tenho dificuldades para colocar zíper da maneira explicada naquele post. A costura sempre sai errada: ou sobra zíper, ou sobra tricô, quando não acontece de ficar ondulações na hora de fechar o feixo... Para quem sabe fazer daquelas maneiras sabe que o acabamento fica ótimo, mas eram, para mim, muito trabalhados. E onde fica a preguiça??? risos...Pesquisei no google, blogs e comunidades mas não achei nada diferente daquilo já sabido.

Parti, então, para um modo próprio de costurar o zíper que chamarei de costura tubular de zíper:
  • Não ficasse aparecendo no avesso.
  • Não usasse fitas para esconder o avesso.
  • Tivesse um bom acabamento.
  • Usasse a mesma linha/lã da malha já feita.
  • Fosse fácil e prático de fazer.

EUREKA! Pelo menos para mim...Resolveram-se todos os meus problemas com a costura do zíper, basta saber fazer barra em tricô tubular. O que se usa é a terminação da barra tubular, ou seja, as últimas 4 carreiras, todas tecidas só os pontos m, ou só os t, movimentando normalmente o fio para frente e para trás.

Material:

Além das 2 agulhas normais de tricô, a lã/linha já usada na malha e do zíper é necessário uma agulha de tapeçaria de ponta bem fina, que são as menores, em geral usadas para costurar tricôs e crochês de verão.

Passo-a-passo numa amostra:

  1. Tendo já prontas as duas laterais onde vai ser colocado o zíper pegar todos os pontos para fazer o acabamento.

  2. Fazer o acabamento em barra 2x2 de forma tubular por 4carr.

  3. Tirar da agulha para separar os lados.

  4. Recolocar os pontos em duas agulhas formando dois lados.

  5. Posicionar um dos lados do zíper por entre estes dois lados.

  6. Fazer uma costura de pesponto (mesmo que alinhavo) de 2x2p, usando a mesma linha/lã da malha do corpo do tricô. A distância entre os pontos é de mais ou menos 0,5cm. Se preferir recosture para simplesmente firmar mais a costura ou preencher os espaços vazios.

  7. Finalização da amostra:tanto frente como atrás ficarão assim (se a recostura for em cima da costura já feita):

  8. Veja como fica num casaco terminado:

7 comentários:

KetyMarques disse...

Adorei, fica perfeitinho!
Sabe eu tenho blog ja fazem uns 4 anos eu acho, hehehe
Eu troquei o nome dele não será isso?
Era noite da lua, mas achei que não tinha nada a ver com tricô e mudei a uns meses atras.
Conheço receitas de boinas sem ponto fantasia, se quizeres me fala, inclusive no site da Vitoria quintal tem uma que eu ainda quero fazer.
Beijinhos

Elizabeth disse...

Vou experimentar! Te desejo uma Feliz Pascoa, com muito amor, saude, alegria.
bjusssssssss

anatricotando 2 disse...

ficou léga amiga!!!!!!!!!parabéns!aqui vai um site do picassa que encontrei com boinas,bonés etc,só que não sei que lingua é essa.tenho uma lindinha e bem facil mas é boina à máquina,mas pode ser feita a mão também,pode ser?beijão http://picasaweb.google.com.br/gergelytiborne66/Sapik#

Vanissa Souza disse...

Que ótima dica,agora vem a época dos casacos com ziper,e esse acabamento e colocação é ótima.
Parabéns..Vanissa Souza

Márcia LP disse...

Nica, adorei essa dica, fantástica! O avesso fica ótimo!!!
Tudo de bom e inte mais!!!

VovoBaisa disse...

Nica querida!
Achei legal... mas, não entendi o que você faz com os pontos que estão nas agulhas, depois que coloca o zíper dentro da barra tubular?! Após costurar, você arremata cada lado separadamente é?
Ficou lindão o blusão e a boina ficou show mesmo!!!Amei!
bj.
baísa

VovoBaisa disse...

Nica querida!
Achei legal... mas, não entendi o que você faz com os pontos que estão nas agulhas, depois que coloca o zíper dentro da barra tubular?! Após costurar, você arremata cada lado separadamente é?
Ficou lindão o blusão e a boina ficou show mesmo!!!Amei!
bj.
baísa