Minhas Artes

  • Acadêmica de Conservação e Restauro (UFPel)
  • pintura em tela e madeira
  • textos e poemas
  • tricô

Amo gatos!

Desmanchando os Dramas

sábado, 28 de março de 2009

Aumentos Escondidos

O modo de fazer aumentos no tricô pode condenar o bom acabamento da peça...
"Pelamordedeus", não faça aumentos em laçadas, tá? Não faça isso, me jure, a menos que a receita peça. As laçadas deixam buracos enormes na malha...

Essas duas maneiras de fazer aumentos foram garimpadas pela amiga orkuteira Liza. Estes vídeos me trouxeram novidades e, novidades merecem ser divididas. Por isso que amo a comunidade das Tricoteiras Solidárias!!! Aprendo muitas coisas com estas mulheres MA-RA-VI-LHO-SAS, generosas, inteligentes, simpáticas, divertidas e tudo o mais de bom...

Mas voltando aos aumentos, a maneira como os faço também fica, de certa maneira, escondida e acredito que seja a mais comum. Partindo de um ponto, pego um ponto na carreira abaixo (1p) e o ponto normal(2p).


O outro vídeo não consegui fazer o upload, mas tu podes visualizar no orkut:

http://www.youtube.com/watch?v=ILcTB5hc0XM

Baby Jiffy knit Sweater- Receita Traduzida

Antes de postar a tradução desta receita é importante dizer que meu interesse nela foi para aprender o ponto da pala, como mencionei no post de ontem. NÃO FIZ O CASAQUINHO 5H.
Consegui esta receita através da Marivan, que gentilmente me enviou por e-mail, dando a Liza a autoria da tradução, ambas amigas orkuteiras. No entanto, lendo a tradução da Liza, percebi que ela não coloca que, no site da receita original há o reclame, pelo que entendi na tradução do google, do direito autoral das fotos e da receita do casaquinho 5h. E mais: proibe a comercialização da receita original de qualquer forma, seja ela escrita ou já confeccionada, dando o uso da mesma para fins de doação.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
  • Como eu fiz uma amostra do ponto da maneira como a Liza traduziu na 9ª carr e não deu certo a formação do relevo, tomei a liberdade de alterar a tradução. Coloco abaixo em vermelho modo como acertei.
  • O casaquinho é feito numa peça só.
  • A quantidade de pontos e carreiras é a mesma para todos os tamanhos, o que muda é o número da agulha, conforme a tabela a seguir:
  1. Tamanho original: (6-9meses) ag.6.5mm; altura peito da peça pronta:63.5cm
  2. Tamanho 2: ag. 5.5mm; altura peito da peça pronta: 53.3cm
  3. Tam.4: ag. 5.0mm; altura peito da peça pronta: 52cm.
  4. Tam. 5: ag.4.5mm; altura peito da peça pronta: 40.6cm
  5. Tam.6: ag.4.0mm; altura peito da peça pronta:41,8cm
  6. Tam.7: ag. 3.75mm; altura peito da peça pronta: 39.3cm
  7. Tam.8: (RN): ag. 3.5mm; altura peito da peça pronta: 34.2cm
Baby Jiffy Knit Sweater
TAM: 6 a 9 meses.

Materiais:

Lã de bebê ( fio duplo )
1 par de agulhas 6.5mm (ag. 10 na numeração inglesa)
4 marcadores
4 alfinetes de trico

Abreviações:

m: meia
t: trico
2tj: 2 trico junto
2mj: 2 meia junto
aum: aumento
pts: pontos

Ponto Meia: direito em meia e avesso em tricô.

Obs: Sempre no começo e no fim das carreiras, os últimos 3 pontos será em meia para as bordas. Faça os aumentos e as diminuições entre as bordas.

Receita:


Começe pelo pescoço ( parte de cima)
Monte 48 pts.

Carr. 1 e 2: meia
Carr. 3 (carreira do colar): 3m, *2tj, laçada, repetir a partir do * atraves da carr finalizando em 2tj, 3m (47pts). Obs: terá 20 buracos no colar ou seja, aqui será o ponto passa fita.
Carr.4: meia
Carr.5: 3m, t até os últimos 3pts, 3m
Carr.6: 3m, *1aumento no próximo ponto (meia na frente e atrás do ponto), 1 m, repetir a partir do * atraves da carreira finalize fazendo 1 aumento no proximo ponto, 3m (68pts).
Carr7: 3m, t até os ultimos 3 pts, 3m
Carr.8: 3m* 2mj, repetir a partir do * até os últimos 4 pts, 4m (37pts).
Carr.9: 3m, *1m, Bar1(M1) (insira a agulha no elo do ponto da carreira debaixo (entre os pts) levante e coloque na agulha esquerda e tricote este ponto normalmente. Obs: veja o video na comunidade tricoteiras solidarias no tópico roupas de bebê.
Carr.9: 3m, *1m, Bar1(M1) (insira a agulha no elo do ponto da 2ª carreira abaixo (entre os pts) levante e coloque na agulha esquerda e tricote este ponto normalmente.
Carr.10: 3m, *1 aum no próximo ponto,2m, repetir a partir do * finalize com 1 aum, 3m.
Carr.11: o mesmo que a carr. 7
Carr.12: o mesmo que a carr.8 (47pts)
Carr.13: o mesmo que a carr.9 (87 pts)
Carr.14: 5m, *1aum no proximo ponto, 4m*, repetir entre os * finalize com 1 aum, 6m (103 pts)
Carr15: o mesmo que a carr.7
Carr.16: o mesmo que a carr.8 (55 pts)
Carr.17: o mesmo que a carr.9 (103 pts)
Carr.18: 3m, *1 aum, 5m*, repetir entre * por toda a carr finalizando com 1 aum, 3m (120 pts)
Carr.19: o mesmo que a carr.7
Carr.20: o mesmo que a carr.8 (63 pts)
Carr.21: o mesmo que a carr.9 (119 pts)
Carr.22: 7m, *1 aum, 6 m*, repetir entre os * por toda carr. finalizando com 1 aum, 6m (135 pts)
Carr.23: o mesmo que a carr.7
Carr.24: 21m (frente) 1 aum, coloque o marcador, 1 aum, 22m (manga), 1 aum, coloque o marcador, 1 aum, 41m (costas), 1 aum, coloque o marcador, 1 aum, 22m (manga), 1 aum, coloque o marcador, 1 aum, 21m (frente) (143 pts)
Carr.25: 3m, t por toda carreira, 3m
Carr.26: meia por toda carreira, 1 aum de cada lado dos marcadores (151 pts)
Carr.27: 3m, t por toda carrreira, 2m
Carr.28: meia por toda carreira, 1aum em cada lado dos marcadores (159 pts)
Carr.29: 3m, t por toda carreira, 3m

Próxima carreira: 25 m, coloque esses pontos num alfinete para a parte da frente, 30m (manga; divida esses pontos deixados em 3 alfinetes ou seja: 49pts para as costas, os próximos 30 pts para a outra manga e os outros 25 pontos para a outra frente.

Mangas: trabalhe em ponto meia por 10 cm. Depois da última ultima carr em trico, diminua 6 pts totalmente distribuidos nesta carreira a cada 5 carreira. Trabalhe os 24pts restantes em barra 1x1 ( 1meia, 1trico) por 4 cm. Arremate. Levante os pontos deixados no alfinete da outra manga e tricote o mesmo como na primeira manga.

Corpo do casaquinho: coloque os pontos deixados nos alfinetes nas agulhas na sequencia correta desta forma: os primeiros 25 pts que você tricotou antes de vc começar as mangas em 1 agulha e o restante dos pontos na outra agulha.
Junte a lã e tricote os 49 pts das costas e os 25 pts da frente, então você terá todo o casaquinho numa só agulha na sequencia correta você terá 99 pts no total.
Tricote esses 99pts em ponto meia por 10cm finalizando na carr em trico.
Carr.A: 3m, 2mj, até os ultimos 4 pts, 4m (53pts)
Carr.B: 4m, Bar1(M1), 1 m, até o ultimos 4 pts, 4m (99pts)
Carr.C: meia
Carr D: 3m, t por toda carreira, 3m
Repita essas 4 carreiras por 3 vezes.
Carr.E: 3m, 2m, 2mj até os ultimos 4 pts, 4m (53pts)
Carr F: 4m, Bar1(M1), meia até os ultimos 4 pts, 4m (99pts)
Carr.G;H;I : meia
Arremate. Costure a parte de cima da manga.
Faça a tira em croche usando a agulha de croche numero 2 e faça uma tira de 76 cm . Então passe essa tira atraves da gola.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Ponto para Sirley


Num dia desses, abro meus e-mails e vejo que a caixa de spans estava cheia e, como sempre, confiro os assuntos das mensagens antes de deletar tudo. Havia entre os spans um e-mail com a foto acima e um pedido da receita do ponto da pala do casaquinho de bebê. Eu não sabia, mas achei fácil de tirar no olhômetro.

Iniciei segunda-feira(23/03/2009) as tentativas de fazer o "simplesinho", esgotando as possibilidades de parecência e dedução (e minha paciência!) no dia de ontem(26/04/2009), quando escrevi este post, conseguindo no máximo algo parecido com a foto que me foi enviada. Destas inúmeras tentativas ficou um pontinho bem interessante, e a receita dele está no final deste post, vou chamá-lo de Ponto X.

Sabia, no entanto, que a receita do Ponto X não era a correta. E, como adoro quebra-cabeças de tricô, fui a procura na web e nas comus, além é claro de observar a foto até a exaustão!

Logo recebi a resposta de minha amiga Eliana, minha salvadora! Foi ela que me deu a luz no fim do túnel: era o casaquinho 5h, me disse ela, em recado no orkut. Procurei no nosso amigo "google" e me deu o retorno "Baby Jiffy Knit Sweater" a receita só em inglês...Botei no tradutor: decepção! O tradutor sabe menos "ingrêis" que eu...Me fui ao glossário das Tricoteiras e botei a "cachola" para funcionar... Sem sucesso. Várias e várias tentativas mal sucedidas. Não era possível ser derrotada por uma lã e duas agulhas! Me recuso a desistir!

Voltei ao google e pesquisei imagens. O retorno foi uma surpresa: a foto que me foi enviada num blog chamado Tricotando por Acaso. Postei hoje(27/04/2009) um comentário a dona do blog pedindo encarecidamente a receita, mas voltei a fazer amostras e amostras... Fazia, desmanchava...faltava algo na "meia" tradução da receita ou eu não sabia interpretá-la.

Uma observação importante que eu soube com a tradução do google é que o casaquinho 5h é iniciado pela gola, então o ponto, na foto está de cima para baixo. Para raciocinar corretamente, devemos girar imaginariamente o ponto. E, então, com esse pensamento...EUREKA! Descobri! Descobri o padrão do ponto e posto aqui com todo carinho para a Sirley e para Márcia, amigas orkuteiras.

Tradução da Liza da Receita do Casaquinho 5h.

Este é o resultado que consegui:



As fotos não estão muito boas, não revelam o relevo como deveria e estão tiradas pelo lado correto (baixo para cima).

Amostra com ponto divisível por 2+as bordas, 12p, lã Família, agulhas nº4.

Legenda:

m: malha
t: tricô
pjm: ponto junto em malha
* a *: repetição
pb: ponto de borda

Receita correta:

1ªcarr: toda em m ( direito do trabalho)
2ªcarr:toda em m (avesso)
3ªcarr: 1pb;2pjm até o final da carreira;1pb (direito)
4ªcarr:1pb;*1t, puxar 1p abaixo da linha horizontal que une os 2 pontos que estão um na agulha esquerda e outro na agulha direita e tricotá-lo em t*; 1pb( avesso)
5ªcarr: reiniciar na 1ªcarr.

OBS: O PONTO PUXADO É O SEGREDO DO PONTO. ELE É BUSCADO NA 2ª CARR, QUE É EM TRICÔ, NO LADO DIREITO DO TRABALHO (AVESSO EM M), DEIXANDO O FIO QUE UNE OS PONTOS NA 3ªCARR PARA SER VISUALIZADO NO LADO DIREITO DO TRABALHO. É ELE TAMBÉM QUE RECOLOCA OS PONTOS DIMINUIDOS NA 3ªCARR, ENTÃO, CUIDE PARA QUE A SUA AMOSTRA MANTENHA O MESMO NÚMERO DE PONTOS SEMPRE, COM EXCEÇÃO DA 4ª CARR ONDE O NÚMERO DE PONTOS CAI PARA QUASE A METADE DA QUANTIDADE INICIAL.

Amostra do Ponto X:

Lã Família da Pingouin. Agulha nº4,5 e 11 pontos.


Legenda:

m: malha
pdt:ponto duplo tricô
pdm:ponto duplo malha
fa: fio para trás
ff: fio para frente
psfm: ponto sem fazer em malha
*a*: repetição

Receita do ponto x:

1ªcarr: toda t
carr:toda m
3ªcarr: *1t; 1pdt*1t
4ªcarr: *1m;1t;*1m
5ªcarr: 1t;*1t;fa,1psfm,ff;*2t
6ªcarr: 1m;*1m;1pdm;*2m

OBS: poderá voltar a 1ª ou 3ª carr, depende da distância que se quer entre os motivos.

Aguardo a resposta da Vicky para a correção do ponto. Se houver alguma diferença postarei novamente.

sábado, 21 de março de 2009

Mulheres Bem Resolvidas

Gurias, antes de viajar a Adriana, do blog http://coresdacasa.blogspot.com/ ,me presenteou com um selo. VISITEM O BLOG DELA QUE É TU-DO! Fiquei imensamente agradecida, lógico, mas não sabia como colocar no Tramas100 Dramas e estava saindo de casa, então deixei para postá-lo na volta.
As regras do selinho são as seguintes:
1- Exibir a imagem do selo;
2- Escolher 10 mulheres bem resolvidas e distribuir o selo;
3- Avisar essas mulheres ma-ra-vi-lho-sas.

Se o selo saísse da blogosfera iria indicar primeiramente minha mãe, irmã, tias e amigas próximas.
Mas, como e restrito a quem tem blog vamos aos blogs que admiro.
1- Tricoterias Solidárias. Com isso alcanço a todas as amigas da comunidade Tricoteiras Solidárias, todas são admiráveis...www.tricoteirassolidarias.zip.net
2- Marcia Palamim http://tricoeafins.blogspot.com/
3- Célia http://lesecretducourage.blogspot.com/
4- Cecilia Rocha http://tricocomceci.blogspot.com/
5- Alessandra Viana http://osencantosdoartesanato.blogspot.com/
6- Nice http://flordenicebolsas.blogspot.com/
7- Sandra http://tricoemaistrico.blogspot.com/
8- Angel Maria http://blogchiquitosa.blogspot.com/
9- Eliane http://cantinhodasartes-eliane.blogspot.com/
10 - Danuza Cavalin http://trabalhosdadanuza.blogspot.com/

Obrigada por compartilhar seus achados na net, suas idéias, seus trabalhos, seu tempo, seu carinho...

domingo, 8 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Dia da mulher são todos os dias!


Não sou feminista, se assim eu fosse admitiria uma luta de classe e consideraria que sou de uma classe inferior ou pelo menos, mais fraca psicologicamente. Ser mulher, não é ser menos, nem mais, é, sim ser "pessoa", gente do sexo feminino. Partindo deste princípio, o de igualdade dos seres humanos, garantido pela Constituição Brasileira desde o nascimento, e algumas vezes até antes dele, não se precisa de um dia específico para lembrar da importância da mulher...e dos homem, das crianças, dos velhos, mães, pais, gays, deficientes e assim por diante. Todos os dias são dia de ser gente do bem.

Claro que sei que alguns homens não respeitam as mulheres e a esses não direciono nem meu desprezo, no máximo explico essa atitude na insignificância de suas mentes não evoluídas. E a pessoas insignificantes não dou nada, por que nada são e não acrescentam nada a ninguém. Lhes sou indiferente, dou-lhes às costas e pronto. Ponto. Gastar meu latim convencendo-os do contrário? Para quê? Se em 2008 estes ainda têm a pretensão de ser de classe superior caem no ridículo por si só. Não precisam da minha crítica para isso.

Gosto de ser mulher! Gosto de maquiagem, esmalte, vestidos, sapatos de salto alto, flores, perfumes, decoração, tricô, crochê, cozinhar, mas odeio tantas coisas ditas femininas...
Tenho noção das minhas fragilidades, dos meus limites como mulher. Isso não me deixa mais fraca. Sou diferente de homem porque lá na concepção os gametas combinaram assim, não porque convenções sociais ou tradições definiram. E nos meus 39 anos já passei da fase de querer provar algo a alguém com garra de leoa ou usar de voz mansa e cílios piscando para obter vantagens. Sou fêmea traquilamente, sem cair na mesmice, na chatice de ser exemplo a ser seguido e não escondo nos cantos da casa minhas opiniões.

Não desqualifico a gentileza masculina de puxar a cadeira, mas minha feminilidade não precisa disto. Quando acontece este fato, aceito de bom grado por educação, por preguiça ou por dengosidade. É, preguiça! MULHER tem preguiça também. Tenho ância de ver mulheres que parecem que deram corda desde a manhã até à noite, enquanto seus homens parecem estar num mundo de sonhos. Estas me parecem querer mostrar que suportam tudo. Bem...se isso lhes dá realização, quem sou eu para condenar? Eu tenho preguiça de suportar tudo e faço questão de mostrar isto. E sou dengosa quando me convém. Assim sou.

Não posso dizer que foi fácil formar este entendimento...Dignidade se constrói por caminhos sinuosos, com ambições, moral e evolução pessoal, e é muito de exposição da personalidade. Expor-se às vezes machuca a alma e dá medo, mas isto te faz crescer internamente. Dignidade é respeitar a si mesmo e aos semelhantes, sem tudo poder, sem tudo aceitar, e quando se conquista ninguém te tira.

Sou mulher digna, mas isso não me garante felicidade incondicional e respeitabilidade. Assim como todos os mortais batalho o dia a dia normalmente, na linha que construí meu mundo, dentro dos meus potenciais, avançando quando necessário, recuando quando preciso e de vez em quando parando. Isto é consciência e inteligência, que não se prova ter ocupando uma vaga estreita no estacionamento ou falando de futebol. Nao gosto de jogos e não perco meu tempo manobrando carro. Meu tempo livre faço tricô. Em que isso me desqualifica? E, se fosse o contrário, em que me enobreceria?
Sim, é importante que as pessoas reconheçam meus potenciais de mulher e de pessoa, mas também se não reconhecerem não fico lamentando. Me junto com meus semelhantes e vou ser feliz.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER É, PARA MIM, UM DIA COMERCIAL E CONCORDO COM ELE PARA GANHAR PRESENTINHOS, BEIJINHOS E CARINHOS, MUITO MAIS DO QUE NOS OUTROS DIAS, SEM EXCLUIR O DIREITO TE TER AS MESMAS COISAS TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA!
Também é importante retribuir, não é? Então quando instituirão o dia do bom pai? E do bom homem será quando?
O mundo está tão estranho, tão carente de moral, tão avesso ao benéfico e desejável a todos que mais prudente seria desejar:
FELIZ DIA INTERNACIONAL DE SER HUMANO!

sábado, 7 de março de 2009

Colete Fácil para Ana Alice


A Ana Alice, colega de comunidade do orkut Tricoteiras Solidárias e do projeto TricôTchê, me perguntou se eu conseguia decifrar a receita que ela postou no seu blog, no link:

http://wwwanatricotando2.blogspot.com/2009/03/amei_04.html


Bom... Traduzir, traduzir eu não sei. Não "hablo nadica de nadie ingrish"...No máximo o "this is a table" aprendido na escola. Mas o modelo não é difícil fazer, desde que se decida o ponto fantasia do corpo, que aliás é difícil de ver por que a resolução na foto é pouca, a cor é escura e essas duas coisas confundem os olhos.
Alguma coisa de tradução dá para fazer com tradutores on-line e glossários que postei ontem:

http://tramas100dramas.blogspot.com/2009/03/nomeclatura-de-trico-em-varias-linguas.html

Então, com muito carinho eu estou postando para Ana Alice, e a todas amigas da blogosfera, o modo como eu faria este modelo.

Todas sabem que eu normalmente não comercializo minhas peças de tricô. Faço para uso pessoal e uso nesta postagem o TAM 42, que é meu manequim. Também é importante frizar que eu não fiz esta peça, então quando alguém usar esta receita pode dar alguma diferença (pouca, mas pode dar).

Cada vez que eu olhava achava parecido com um ponto diferente:

Material:
300g de lã família, da Pingouin.
Agulhas n°4 e 4,5
Agulha grossa para costurar tricô
Segurança para tricô
(talvez agulha de crochê grossa)

Pontos empregados:
Corpo: ponto fantasia
Pala: barra 1x1
Terminação (se em tricô): ponto arroz
Terminação ( se em crochê): ponto carangueijo

Cada vez que eu olhava achava parecido com um ponto diferente e nos links abaixo estão todos que eu achei que poderia ser.

Triângulos salpicados:
http://picasaweb.google.com.br/tramas100dramas/1001PontosParte2#5225556530868333890
Ponto diamante:
http://picasaweb.google.com.br/tramas100dramas/1001PontosParte2#5225557196835469186
Corda granité:
http://picasaweb.google.com.br/tramas100dramas/1001PontosParte1#5225561582434974866
Ponto andaluz duplo:
http://picasaweb.google.com.br/tramas100dramas/1001PontosParte1#5225563217851222258
Ponto quadriculado 2x2:
http://picasaweb.google.com.br/tramas100dramas/1001PontosParte1#5225563272093293602
Barra flexível:
http://picasaweb.google.com.br/tramas100dramas/1001PontosParte1#5225563329697557634
As plumas:
http://picasaweb.google.com.br/tramas100dramas/1001PontosParte1#5225563711220542642
Colunas indus:
http://picasaweb.google.com.br/tramas100dramas/1001PontosParte1#5225563971886465042



Posso dizer que qualquer desses pontos ficaria bonito ai, mas meu instinto tricoteiro diz que a artesã(o) que fez o modelo orginal usou um ponto divisível por 2.

Modo que eu faria:

Costas:

Iniciaria com 110 pontos, faria 4 carr ponto de barra 2x2, distribuiria o ponto fantasia e faria por 30cm. A partir daí trocaria a agulha para n° 4 e iniciaria o ponto de barra 2x2 e a cava, com diminuições 5-3-2-1, em todas as carreiras, dos dois lados. Ficaria então 90p seguindo assim, reto até os ombros, + ou – 30 cm. Reservaria na segurança.



Frente:

Não me parece que tem botões, então iniciaria igual as costas e faria normalmente o ponto fantasia escolhido. Quando iniciar a barra 2x2, trocaria de agulha, iniciaria a cava da manga e a cava do decote em V. Diminuições da cava da manga iguais as costas. Diminuições da cava do decote 2 ponto de cada lado de 2x2 carr. Tem q sobrar no mínimo uns 15p em cada ombro.



Terminação:

Costurar o ombro em grafting e as laterais por 20cm, abaixo da cava da manga. Sobra um espaço de 10cm embaixo sem costurar.A terminação da cava da manga me parece, ora ponto arroz, ora em crochê e o que for escolhido deve ser repetido na terminação na cava em V e na abertura lateral.


quinta-feira, 5 de março de 2009

Nomeclatura de tricô em várias línguas.

Esta tabela, a Rosa, da comunidade Tricoteiras Solidárias, que garimpou.


Este link tem um dicionário inglês-português:

http://tricoteiras.com/index.php?option=com_content&task=view&id=111&Itemid=37


Tricô Bordado

Tricô mais bordado é hummmm louuuxu!
Postei no ano passado os lindos trabalhos que minha tia faz neste estilo:

http://tramas100dramas.blogspot.com/2008/07/trics-bordados.html

E abaixo coloco mais idéias:






Detalhes diferentes em tranças

Estas boas idéias foi a Nádia, da comunidade Tricoteiras Solidárias, que garimpou para nós.




Pontos Diferentes



















Pontos de Tricô Irlandês









Colete de Pala Atravessada


Este colete foi a Eliana, de Ijuí, participante do projeto TriTchê, que enviou a foto para a comunidade das Tricoteiras Solidárias no tópico "Decifrando o vestido da Rita" ( vestido coletivo) e que postei a receita no link:

http://tramas100dramas.blogspot.com/2009/02/vestido-trancado.html

A foto não tinha receita, mas Helô, também participante do TricôTchê e amiga da mesma comunidade, perguntou se eu sabia como fazer esta peça. Não sei. Para mim, só sei de fato, e de direito, depois que eu tricotar o modelo, mas como a essência é a mesma, a pala atravessada, com carinho eu posto para Helô e Eliana minhas percepções desta peça.

Material:
Lã grossa (espessura no mínimo de Família da Pingouin)
Agulha indicada no rótulo (a de número maior).


Pontos empregados:
Cintura: ponto santa clara ( sempre t)
Pala atravessada : 3t de borda+ trança fantasia de 9p+3t+8m
Gola: ponto de barra 1x1


Modo que eu faria:

Cintura:

Comprimento:

Notem que é como uma faixa, enrolada na cintura, portanto, é feita atravessada. Medir a circunferência da cintura, sem apertar a fita métrica, esse é a medida do comprimento dessa faixa.

Largura:

No modelo tem 20p, mas isso pode ser personalizado.Eu jamais faria nesta altura, por causa da “samanta”.Tu não sabes o quem é a “Samanta”?
Samanta é “essssssssssssa manta de gordura que se tem na cintura”!!!! ( gargalhadas).

Pala:

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
ESTA RECEITA NÃO ME PARECE TER DIMINUIÇÕES EM CARREIRAS NA PALA. ME PARECE SER FEITA RETA. O AFUNILAMENTO DO COLO É NO "PUXAR" OS PONTOS PARA FAZER A GOLA.

A explicação desta conclusão está no link do "feioso" desmanchado, a primeira peça que fiz neste estilo:

http://tramas100dramas.blogspot.com/2008/07/palas-trabalhadas-e-atravessadas.html

Resumindo o link para este raciocínio: é que lã grossa aparece demais as lacunas deixadas nas diminuições em carreiras. Essas lacunas formam buraquinhos, escondidos bem ao lado das transagens, mas quanto mais grossa é a lã e a agulha, mais abertos esses buraquinhos ficam, pelo peso e pela tensão, prejudicando o acabamento do modelo.

Comprimento:

Medir a circunferência formada do corpo+ braços abertos em 90°. Sem apertar a fita métrica.

Largura:

3t, trança fantasia 9p. x10carr, 3t, 9m


Receita:

1ªcarr:9m, 3t, 9m, 3t
2ªcarr e todas as pares: acompanhar
3ªcarr:9m, 3t, 3pet, 3m, volta 6m,3t
5ª,7ª, 9ª, 11ªcarr: acompanhar
13ªcarr: 9m, 3t,3m, 3pef, 3m, volta 3m, 3t
15ª, 17ª, 19ª, 21ªcarr: acompanhar
23ªcarr: reiniciar na 3ªcarr

Legenda da receita:

m: malha
t: tricô
carr:carreira
pef: pontos em espera para frente
pet: pontos em espera para trás
voltar: volta das esperas
acompanhar: tecer o ponto como se vê.

Gola:

Cada uma tem sua maneira de fazer os pontos de borda e isso pode dar diferença na maneira de pegar os pontos da pala para fazer a barra da gola. Eu teço normalmente os pontos de borda como eles se apresentam, então, nas laterais, fica um anel grande e um nozinho.
O normal seria pegar 2 anéis e 1 nó, 2 anéis e 1 nó por todo o comprimento da lateral da pala, mas como precisamos afunilar ( diminuir) pega-se só os anéis. Para que não fiquem buraquinhos nestas "pegadas", já na primeira carreira da barra 1x1 se torce os pontos e depois deve-se seguir reto por mais ou menos 40 carr. `
Notem que a gola, no pescoço, é grande e enrolada, mas não é ponto de barra como no peito. É ponto tricô que aparece. Então, concluo que é ponto malha no direito e tricô no avesso. No entanto, quando se sai de um ponto de barra e vai para o malha, naturalmente o trabalho mais largo, muito mais com agulhas grossas. Para dar um efeito mais fechado na gola, mas ainda deixando grande deve-se diminuir novamente, talvez uns 20p do total e seguir reto com a mesma agulha, em ponto malha, por mais umas 60carr, ou mais. Rematar.


Montagem:


Costurar a lateral da gola e da pala, dar a simetria das cavas e a centralização da cintura para costurar a faixa da cintura. Costurar a lateral da cintura e fixar na pala.
A costura de todas as partes faço em grafting e, na parte da pala, deixo sempre no ombro.

Costura em grafting:
http://picasaweb.google.com/tramas100dramas/1001PontosParte1#5225562664639434098