Minhas Artes

  • Acadêmica de Conservação e Restauro (UFPel)
  • pintura em tela e madeira
  • textos e poemas
  • tricô

Amo gatos!

Desmanchando os Dramas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Os fios


Dicas de como cuidar de suas peças em tricô:

1. Início
2. Um pouco da História da Indústria Têxtil
3. História do tricô e do tricô irlandês
4. Os tecidos
5. Os fios
6. As fibras
7. Lavagem á úmido 
8. Limpeza à seco
9. Cuidados especiais

A fiação é o processo sofrido pelas fibras, que resultam em diferentes tipos e espessuras de fios. Um fio pode ser formado de filamento único (de diversas fibras, ou uma só) ou num conjunto de filamentos dispostos lado a lado que são submetidos à torção.  Fios únicos e texturizados, sem torção, são menos resistentes à ruptura.



A torção pode ser em "S" ou "Z", sendo que o número de voltas possíveis é determinada pela espessura e pelo comprimento dos filamentos. A espessura é dependente da quantidade de fibras dispostas lado a lado. A origem, a quantidade das fibras e a torção do fio são importantes para a permanência dos tecidos. São elas que determinam, por exemplo, a resistência à fricção de uma lavagem, ao calor (ferro elétrico), ao desfiamento, higroscopia (absorção da água), hidrofobia (repulsão da água), capacidade de evaporação (o que evita fungos), resiliência (capacidade de voltar ao estado de origem depois de sofrer uma deformação qualquer), resistência à ruptura, conforto ao uso (sensação tátil, quente ou fresco, etc.)...
Não é novidade para nenhuma de nós que existem muitos tipos de fios. Costumamos fazer a escolha dos fios pelo uso que a peça terá, pelo preço, pela cor, pela sensação tátil, por modernidade e pela aparência. Raciocinamos para a durabilidade mais para os fios de algodão, destinados a blusas de verão ou peças de uso doméstico. Nada de errado nisso. O fio de algodão é mesmo, dentre os fios naturais, o mais resistente à lavagem, tem boa fixação da cor, boa evaporação, pouco cede, não desfia com facilidade, pode ser passado, etc. Porém, este mesmo fio de algodão perde em elasticidade, perde em capacidade de aquecer, é muito higroscópico, etc. A lã natural, por exemplo, já não volta ao normal se for umedecida e/ou sofrer muitas fricções numa lavagem, por isso feltra; também demora a secar, por isto está sujeita aos mofos; desfia, por isso surgem bolinhas; não reage bem ao calor, o que resulta num "acetinamento"; e assim por diante. Os fios artificiais e sintéticos, tem outras possibilidades, às vezes vantajosas, às vezes não, frente as mesmas coisas. Em geral eles não podem ser passados, senão derretem; rapidamente secam, por que são hidrofóbicos (uns mais, outros menos); muitos não possuem conforto tátil ("pinicam" ou são ásperos, o que também é o caso da lã rústica); tem boa elasticidade, por isso são resistentes às trações e voltam ao normal; não desfiam e nem rompem com facilidade, porque são produzidos por extrusão de um fio contínuo; cedem bastante; e por ai vai... Só que não existe uma regra para tudo isto, as possibilidades variam bastante, por que tudo isto é dependente de diversos outros fatores, como por exemplo, defeitos de fabricação,  de regiões (pelo  clima, influenciando na evaporação) e da ação humana (intensidades e quantidades das lavagens, por exemplo). E, para saber de certeza como o fio se comporta, só dentro de um laboratório com uma bateria de testes que estão longe do alcance do consumidor.

Defeito num fio artificial. Este defeito influencia na durabilidade da peça.

Explicando: se fio escolhido para a confecção daquele lindo modelo da revista é composto de uma fibra que já é frágil em alguns aspectos, por suas próprias característias físicas, mecânicas e químicas, coisa que pode agravada pelos aditivos químicos que recebe durante seu beneficiamento, e ainda ter somado defeitos de fabricação, se não houver cuidados especiais, rapidamente ficará velho, desbotado, gandolento, poderá soltar fibras e pontos, formar bolinhas...Todas estas coisas desestabilizam a química das fibras e as tornam propensas ao ataque de insetos e fungos.  
Por outro lado, se o seu blusão é de uso quotidiano, deve ser lavado e arejado eventualmente. A gordura da pele, o pó e a poeira penetram por entre os fios e fibras, deixando a peça ainda mais frágil e atrativa aos insetos e mofos. O importante é ter bom senso e pesar os prós e contras de uma lavagem.
Reforçando: toda matéria está sujeita às deformações naturais do próprio envelhecimento, que pode ser apenas retardado com cuidados especiais, mas se houver descaso, o processo vai se agilizar. E, a menos que se ande "pelado que nem índio", melhor é cuidar naquilo que diz respeito ao uso, manuseio, limpeza e armazenagem adequados.

Nenhum comentário: