Minhas Artes

  • Acadêmica de Conservação e Restauro (UFPel)
  • pintura em tela e madeira
  • textos e poemas
  • tricô

Amo gatos!

Desmanchando os Dramas

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

lavagem à seco


Dicas de como cuidar de suas peças em tricô:

1. Início
2. Um pouco da História da Indústria Têxtil
3. História do tricô e do tricô irlandês
4. Os tecidos
5. Os fios
6. As fibras
7. Lavagem à úmido
8. Limpeza à seco
9. Cuidados especiais


Lavagem à seco: É verdade o que li na net: aquele escovão que nosso avô usava para escovar seus casacões pode ser usado, mas também um pincel bem largo e de cerdas naturais e macias. Para quê? Para retirar o pó e os cabelos da superfície e, assim, minimizar a presença de ácaros e insetos por dentro dos entrelaces do tricô.

Como fazer: coloque a peça (pelo avesso primeiro) numa mesa forrada com um lençol branco e escove delicadamente. Delicamente é firme, mas sem fricção, não é fazendo carinho no blusão. Faça isso num sentido, depois noutro e, a cada escovada dê uma batidinha fora da peça, sobre o lençol. Não se apavore se “cobras e lagartos” sairem dali, ok? Se a peça estiver muito, mais muito empoeirada, ou vier de tempos guardada, escove e aspire com um aspirador em baixa sucção, com o bocal tapado por voile ou tule trama fina. Isso retira fungos ativos e inativos (mofos), restos de insetos e pó, sem danificar muito o fio e a trama dos nossos adoráveis casacos. Depois vire do lado direito e repita o processo. Se houver cheiros deixe arejando (longe do sol!!!!). Não sacuda!

Manchas de mofos: escove e aspire com um aspirador em baixa sucção, com o bocal tapado por voile ou tule trama fina. Isso retira os fungos ativos e inativos (mofos), restos de insetos e pó, sem danificar muito o fio e a trama dos nossos adoráveis casacos. A mancha? Tristeza...Não sai mesmo, mesmo! Só com a ajuda de desinfetantes (mata o fungo) alvejantes (tira a mancha). Mas, calma aí. Não são produtos químicos? São. Então, se tu amar de todo o coração aquele seu blusão rosa pink, e ele for ao mesmo tempo precioso para ti, caro e manchado por mofo, melhor procurar uma lavanderia bem conceituada. Como evitar os mofos explico no link cuidados especiais.

Nenhum comentário: