Minhas Artes

  • Acadêmica de Conservação e Restauro (UFPel)
  • pintura em tela e madeira
  • textos e poemas
  • tricô

Amo gatos!

Desmanchando os Dramas

segunda-feira, 22 de março de 2010

Casaco para Liliane

Fonte: se tu souberes a fonte dessa imagem, me informe.

Uma amiga orkuteira me pediu que eu postasse o esquema deste casaco no TAM 40, mas já disse a todas que eu não faço tricô para vender, faço para mim que uso TAM 42/44. Então colocarei as informações como se eu fosse fazer para mim, conforme eu sei fazer, e cada uma adapta para si mesma. E para adapatar para cada uma o importante neste caso é a circunferência abaixo dos seios, altura deste ponto até o ombro e altura da manga. No mais pode-se conservar os mesmos pontos e altura. Entretanto, sempre indico que cada uma faça uma amostra de 10pX10carr, com a lã e agulha a ser usada, e aplique regra de três simples para que possa fazer exatamente o seu tamanho.

OBS:  NÃO FIZ ESTE MODELO. ESTE POST É APENAS UM ESQUEMA E UM ENTENDIMENTO.

Material:
Lã fina mesclada e lã  do tom mais forte do mesclado. Imagino que 600g do mesclado e 40g da cor única sejam suficientes para compor o modelo. Uso sempre fios da espessura da Família, da Pingouin.
Agulhas de tricô medianas indicadas no rótulo do novelo.
Agulhas de costura.
5 botões grandes.

Ponto:
Malha direito e avesso
Ponto de barra 2x2 ou 3x3.

Execução:
COSTAS:
Colocar 150p na agulha, fazer o ponto de barra por 10cm e iniciar o ponto de malha direito. Fazer reto por 50cm. Neste ponto existem  pregas (imagino que 4) que formam o corte princesa e, para isso ser feito, precisamos diminuir 60p ao longo de toda carreira ou fazer o arremate e costurar, posteriormente. Eu não gosto de costuras e faria direto diminuindo os 60p e substituindo o fio pelo de cor única.

Cálculo: 150-60=90p (deve ficar na agulha).
              60p a serem diminuídos divididos por 4 diminuições= 15p em cada diminuição. Pode parecer muito, mas, pelo que entendo, isso é que faz a prega.

Então eu distribuiria desse modo na carreira de diminuição já trocando o fio: 9p, 5p de dim., 5p de dim.,5p de dim.,20p, 5p de dim.,5p de dim.,5p de dim., 20p, 5p de dim.,5p de dim.,5p de dim., 20p, 5p de dim.,5p de dim.,5p de dim.,9p. Isto resulta em: 9+3+20+3+20+3+20+3+9= 90p.
Fazer ponto de barra 2x2 ou 3x3 por 10 carr. E, depois disso, trocar o fio p lã mesclada e voltar a fazer ponto de malha reto por 15cm. Neste ponto iniciar as cavas, diminuindo de cada lado 2carrX2carr 6p, 4p, 1p, 1p. O total destas diminuições= 12 X2= 24p. 90p-24p= 66p. Fazer reto estes 66p por mais 15cm.

Esquema:

FRENTES:
Frente direita e frente esquerda são feitas separadas, mas da mesma forma, sendo que as diminuições de cava da manga e gola trocam de lugar. O raciocínio normal seria: iniciei as costas com 150p, dividindo por 2= 75p. Mas existe uma terminação para as cases e botões é importante dizer que temos que diminuir alguns pontos para que frente e costas não fiquem de tamanho diferente.
Inicie então as duas frentes com 70p, faça os 10cm de ponto de barra, siga reto por 50cm, troque o fio e diminua 26p na mesma carreira da seguinte maneira; 9p, 5p de dim.,5p de dim., 5p de dim.,  20p, 5p de dim., 5p de dim., 5p de dim., 9p. Total de pontos que fica na agulha=44p por 10carr de ponto de barra. Troque o fio novamente e siga reto por 5cm e inicie as diminuições da cava da gola: 2carrX2carr 8p,4p,2p,2p,2p,1p,1p. Depois de terminar estas diminuições siga reto deste lado. A 15cm iniciar também a cava da manga que é igual a que fizemos nas costas. Então se tínhamos 44p, menos 12p diminuidos da cava da manga e menos 20 da gola, resulta 12p reto até o ombro.

Esquema:


MANGAS:
As mangas também podem ser feitas em separado -em duas partes, que posteriormente são costuradas- ou inteiras como eu gosto de fazer. Eu escolho sem costura sempre.
Iniciar com 50p e fazer ponto de barra por 10carr. Na carreira seguinte passe para o ponto de malha aumentando na mesma carreira o dobro de pontos. Isto significa que ficará 100p na agulha. Siga reto por 23cm e diminua na mesma carreira 40p (5p,5p de dim.,5p de dim., 5p de dim.,20p,5p de dim.,5p de dim., 5p de dim.,20p,5p de dim.,5p de dim., 5p de dim, 6p= 60p). Nestes 60p faça ponto de barra por 6carr e depois volte ao ponto de malha por mais 15cm. Dentro destes 15cm, aumentar a cada 6 carr 1 p de cada lado. Finalizando estes 15cm, iniciar as diminuições de cava de cada lado e de 2carrX2carr: 6p,4p, 2p, 2p,...E para arredondar, quando restar somente 20p na agulha volte a diminuir 4p e depois 6p de cada lado.

Esquema:

TERMINAÇÃO:
Colocar pontos laterais na frente direita, para compor a terminação onde os botões serão aplicados. Fazer ponto de barra por 5cm. A frente esquerda é a mesma coisa mas ao longo do peito até pouco abaixo da cintura fazer as cases grandes.
A gola é feita posteriormente colocando os pontos normalmente e fazendo ponto de barra reto por 10cm. Para que a gola dobre precisa de mais 10cm, mas dar o arredondamento final devemos diminuir alguns pontos, sem que afete o ponto de barra e isto depende que ponto de barra escolhestes. Diminua de 2carrX2carr. Quando completar os 20cm de gola, arremate.
Os botões são forrados com tricô em malha. Faça quadradinhos de 15pX15carr e envolva o botão.

Voilá!

LEMBRETE: NÃO FIZ ESTE MODELO. PODE SER QUE AO LONGO DA SUA EXECUÇÃO SURJAM DÚVIDAS. DESSE MODO, ME COMUNIQUE QUE EU ALTERO AQUI PARA QUE OUTRAS TRICOTEIRAS MENOS EXPERIENTES POSSAM USUFRIR DE UMA RECEITA MAIS CORRETA E EXATA.

Bom tricô!

2 comentários:

Mara Silvia disse...

Adorei esta receita...
Acho que vou me aventurar...
Se resolver fazer mostro pra você, ok?
BJO!!!

Gladis disse...

Olá Liliane!
Parabéns pelo seu blog, esse casaco é lindíssimo, escolhe muito bem os seus posts e seus trabalhos são perfeitos. Infelizmente não consegui visualizar a foto dos gatos, acho que por problema na minha conexão, também adoro gatos.
Visite meu site: www.gladis-meustrabalhosmanuais.blogspot.com
Lá também postei a foto do meu bichano.
Um abraço, Gladis